Circular 002/2018: Conclusão da obra do G2 do bloco 1; impermeabilização e revitalização do parquinho infantil; e substituição das claraboias – sem cobrança de cota extra.

Aos proprietários e moradores do Residencial Lagoa

As obras de recuperação do G2 do bloco 1 foram concluídas com a eliminação das causas das infiltrações visíveis no G1, na portaria social da coluna B do bloco 1 e na escada de acesso ao bloco 2.

A prospecção realizada em julho identificou a compactação do aterro e risco de colapso de parte da laje, o que poderia causar a queda de automóveis e pessoas. O recalque do terreno ocorreu devido a continuadas infiltrações provenientes da deterioração dos canos de ferro fundido, originais da construção dos edifícios. A identificação de falta de armadura em parte da laje do piso do pavimento aumentou os riscos de acidentes (Imagem 1).

Diante desse quadro, foram adotadas as seguintes medidas:

  • Interdição imediata das vagas na área em risco no G2;
  • Recuperação das caixas de inspeção de águas pluviais e esgoto;
  • Substituição dos canos de ferro fundido por PVC, com envelopamento em concreto dos ramais;
  • Recomposição do aterro compactado em razão das infiltrações com preenchimento por composto de EPS; – Colocação de armadura em parte da laje para impedir o risco de desabamento.

Com a conclusão das obras, as vagas foram liberadas para uso e o pavimento encontra-se completamente seguro (Imagem 2).

O orçamento inicial da obra foi de R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais). O uso de mão de obra do setor de Manutenção, a compra de materiais diretamente de fabricantes ou distribuidores, e o acompanhamento do Conselho Técnico formado por um profissional de engenharia e outro de arquitetura, permitiram redução significativa para metade do valor orçado. Juntamente com as medidas de economia adotadas pela Administração, foi possível concluir a obra sem necessidade de cobrança de cota extra.

Após essa intervenção de grande porte, conforme aprovado na última Assembleia, foram iniciadas as obras para impedir as goteiras e infiltrações em dias de chuva no G4. Tal obra é condição para a revitalização do parquinho infantil, situado no play do bloco 1, com previsão de interdição por 90 dias. Começará ainda a recomposição do teto para substituição das claraboias originais de fibra de vidro da portaria social e escada de acesso ao bloco 2. A primeira etapa promoverá a troca das claraboias na área do balcão da portaria social, com previsão de interdições pontuais nos próximos 30 dias. Novamente não haverá necessidade de cota extra.

Maiores informações podem ser obtidas na ata da última assembleia, no site do condomínio, ou diretamente com o Síndico, bem como com o Engenheiro e o Arquiteto que integram o Conselho Técnico.

Atenciosamente,

Marcus Dezemone

Síndico 2018-2020